Salim Aouar - ensinando para transformar!

Aprenda a Configurar o VirtualBox para Simular uma Rede de Computadores com Máquinas Virtuais

Saiba como fazer a configuração do VirtualBox para simular uma rede de computadores entre Máquinas Virtuais

Por Salim Aouar dia em Virtualização

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O VirtualBox é uma aplicação que permite ao usuário fazer Virtualização Completa em diversas plataformas: GNU/Linux, Windows, OSX, Solaris, entre outras.

Mas, muitos usuários utilizam o VirtualBox para trabalhar com uma virtualização simples, sem utilizar recursos mais sofisticados.

As Configurações de Rede podem ser acessadas através da opção Configurações da Máquina Virtual, veja a Figura abaixo na aba das configurações de rede:

Aprenda a Configurar o VirtualBox para Simular uma Rede de Computadores com Máquinas Virtuais

Repare que para cada Máquina Virtual, é possível ativar até 4 interfaces de rede, sendo que para cada uma delas pode-se fazer configurações específicas.

Gostaria de apresentar algumas Opções de Rede que a Máquina Virtual pode ser configurada no VirtualBox:

  • Rede em modo 'NAT': utilizada para ativar uma placa de rede na Máquina Virtual (MV) com a finalidade de conectá-la à Internet (ou à rede local) através da Máquina Física. Ou seja, a MV terá como Gateway Padrão a própria Máquina Física (o sistema hospedeiro).
  • Rede em modo 'Bridge': utilizada para ter acesso à rede local, sem a necessidade de ter a Máquina Física como Gateway Padrão. Ou seja, a nossa Máquina Virtual será vista na Rede Local como se fosse mais uma Máquina Física.
  • Rede em modo 'Rede Interna (intnet)': utilizada para simular uma Rede Local somente entre as Máquinas Virtuais (MVs). Ou seja, com essa opção pode-se realizar a comunicação entre as Máquinas Virtuais, simulando situações de uma ou mais redes locais.
  • Rede em modo 'host-only': a placa fica para uso exclusivo do hospedeiro, ou seja, a interface servirá apenas para comunicação entre Máquina Virtual (que é o hóspede) e a Máquina Física (que é o hospedeiro).

Sabendo as diferenças das configurações, pode-se realizar diversas combinações das opções para a montagem de um ambiente de simulação. Veja o Diagrama a seguir de uma ideia de montagem de um ambiente:

Aprenda a Configurar o VirtualBox para Simular uma Rede de Computadores com Máquinas Virtuais

Nesse Diagrama pode-se observar que a Internet é fornecida através do Modem/Roteador ao Computador (que é a Máquina Física - Hospedeiro).

A Máquina Física possui 3 (três) Máquinas Virtuais simulando um ambiente de Rede Completo. No VirtualBox as configurações das interfaces de rede poderiam ser as seguintes para simulação:

  • Máquina Virtual Servidor: 2 placas de rede habilitadas, sendo uma como 'NAT' (Internet) e outra como 'Rede Interna' (comunicação com a rede local simulada);
  • Máquina Virtual 1: 1 placa de rede habilitada como 'Rede Interna', terá a MV Servidor como Gateway Padrão;
  • Máquina Virtual 2: 1 placa de rede habilitada como 'Rede Interna', terá a MV Servidor como Gateway Padrão. Pode-se colocá-la em outra rede para simular a comunicação entre redes locais passando pelo Servidor (Firewall).

Enfim, pode-se fazer diversas combinações híbridas para simular ambientes de rede, desenvolvimento, bancos de dados, etc.

ACESSE AQUI E RECEBA O MEU GUIA DE BOLSO COMPLETO E GRATUITO SOBRE COMANDOS LINUX!!!

Compartilhe esse Post e o Blog para sua Rede Social, é muito importante para podermos atingir um maior número de pessoas interessadas!

Abraços,
Salim Aouar.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: